logo-oleo-vegetal.jpg







Óleo Vegetal
O que é e Principais Fontes
Reciclagem de Óleo Vegetal
Óleo Vegetal e Biodiesel
Óleo Vegetal x Saúde
Receitas com óleo Vegetal
Fale Conosco
Mapa do site





O que é e quais as Principais Fontes do Óleo Vegetal
oleo
     Existem três tipos de óleos: Vegetal, Animal e Mineral.
 
     O vegetal é uma gordura vinda das plantas oleaginosas, predominantemente das sementes. E assim como todos os outros tipos de gordura, os óleos vegetais nada mais são do que ésteres de glicerina e uma mistura de ácidos gordos que são insolúveis em água, e solúveis em solventes orgânicos (diluentes, dispersantes ou solubilizantes).
 
      O óleo vegetal é uma fonte de energia renovável, ou seja, vem de recursos que não se esgotam, e ao mesmo tempo em que apresentam vantagens para o meio ambiente, para a sociedade e para economia, podem ser totalmente prejudiciais se utilizados de maneira incorreta.
 
Principais Fontes do Óleo Vegetal 
 
 SojaDendê
Girassol
 AlgodãoMostarda
Coco
 ColzaAvelã

Amêndoa

 AzeitonaAlperce
Palma
 MamonaAmendoim
Milho
 AbóboraAbacate Noz
 
Extração do Óleo Vegetal
 
     A extração do óleo vegetal pode ocorrer tanto da forma química, através de extratos de solventes, (substâncias que permitem a dispersão de outra substância em seu meio), assim como por extração física, que utiliza processos mecânicos, e por extração a frio, forma em que o óleo não passa por processos de refino e não possui nenhum componente químico.
 
Normalmente ocorre o seguinte processo: Coleta das sementes » Desidratação » Levadas à prensas hidráulicas » Filtragem
 
      O que sobra do processo pode ser usado como ração para animais, assim como pode ser transformado em carvão.
 
 
Óleo Animal e Óleo Mineral
 
      O Óleo Mineral vem da destilação do petróleo através do processo de produção da gasolina, e possui dois graus: o técnico e o medicinal. Pode ser utilizado como óleo de refrigeração e isolamento de transformadores elétricos, para transporte e armazenagem de metais, assim como laxante, hidratante, lubrificante etc. Diferente do vegetal, o óleo mineral é incolor e quase inerte no ponto de vista químico.
 
      O Óleo de origem animal é simplesmente a transformação de gordura animal em óleo. São considerados subprodutos da indústria da carne. Além disso, o aproveitamento da gordura animal beneficia o meio ambiente, pois diminui o volume de resíduos, além de ser de grande importância para a indústria de alimentos.
 
 
Oleaginosas da Amazônia
 
      Pela grande variedade de plantas que podem ser encontradas na Amazônia, muitas produzem sementes oleaginosas, que acabam sendo transformadas em óleo vegetal. Estima-se que por ano a Amazônia proporciona a produção de 5.000 Kg de óleo vegetal, e as plantas mais utilizadas são as do gênero das Palmáceas, Buriti, Andiroba e Babaçú.